22 de Junho de 2022
Dedução da taxa do provedor de cartão ao utilizar a carteira de créditos
Saul Hudson Alcantara
Product Owner
Esta é uma nova configuração para quem utiliza ou pretende utilizar o meio de pagamento "cartão no App" junto a carteira de créditos (nosso método de fazer corridas pré-pagas). Você tem a partir de agora, mais liberdade para escolher quem irá arcar com a taxa do provedor de cartão de crédito, se é a central ou o motorista.
Contextualizando: Cartão de crédito no App
Nosso atual provedor de transações via cartão de crédito dentro do aplicativo pratica uma taxa sob o valor total de uma corrida finalizada neste meio de pagamento. As taxas atuais são:
5,20% na opção D+1
4,40% na opção D+30
* Valores sujeitos à alterações sem aviso prévio neste artigo.
Um segundo aspecto para entender bem a nova configuração, é como funciona o repasse dos ganhos do motorista e o repasse das taxas envolvidas nessa modalidade.
Além da taxa do provedor, você pode configurar (de forma opcional) uma taxa sua, para ser descontada junto a taxa do provedor. Se você configurou sua taxa a 1% utilizando a opção D+1, seu motorista será descontado de 6,20% em cada corrida finalizada no meio de pagamento "cartão no app" (1% + 5,20%).
E sobre o repasse, existem 3 opções disponíveis que também são definidas usualmente no momento do onboarding da central na Machine:
1 - Transferência direta para o motorista
Ao finalizar a corrida, o sistema subtrai as taxas devidas ao provedor de cartão e transfere o valor restante para o motorista, via conta bancária.
2 - Transferência para a Central
Você pode preferir centralizar todos os ganhos dos seus motoristas em você, para que em algum momento, você repasse esse valor ao motorista.
3 - Transferência mista
Nesta opção, todos os repasses são feitos automaticamente, se você cadastrou uma taxa sua, ela será transferida para sua central em cada corrida. Do valor total, também é retida a taxa do provedor e o valor restante é passado para a conta bancária do motorista.
Carteira de créditos
Como dito anteriormente, essa nova configuração é para quem utiliza o pagamento "cartão no App" junto a Carteira de créditos do motorista. Portanto vamos relembrar como funciona a taxa da central dentro do controle de créditos na plataforma Machine.
A função mais comum da carteira de créditos nas centrais de Mobilidade Urbana da Machine é a utilização da mesma como forma de pré-pago dos motoristas. Os motoristas inserem um valor à carteira de forma antecipada, você define qual a sua taxa por corrida (porcentagem ou valor fixo) e ela é descontada da carteira de créditos do motorista assim que ele realiza uma viagem.
Para acessar essa tela, vá em Configurações > Créditos.
Por exemplo: Se você definir uma taxa de 15% e seu motorista finalizar uma corrida cujo valor total é de R$ 10,00, será descontado R$ 1,50 dos créditos deste motorista.
A nova configuração: Dedução da taxa do provedor na carteira de créditos
Se você utiliza o "cartão no App" junto a carteira de créditos, a soma de todas essas taxas em uma mesma corrida pode gerar insatisfação para seus motoristas. Portanto agora você pode escolher assumir a taxa do provedor nas corridas com pagamento de cartão de crédito dentro do aplicativo, enquanto usa a carteira de créditos.
Por exemplo, se você definiu 15% de taxa por corrida nas configurações de crédito, em todas as corridas será debitado do motorista sempre esses mesmos 15%. O que significa que na prática a taxa do provedor está sendo paga por você, central. E o seu motorista não saberá da existência da taxa do provedor do cartão, ele apenas conhecerá a sua taxa por corrida.
Como ativar?
Se você deseja ativar a funcionalidade, é necessário entrar em contato com nosso suporte e manifestar seu interesse.
Contato do suporte: Envie um email para contato@machine.global ou ligue 4003-9538.
Se a nova configuração não te interessar, você não precisa fazer nada. A forma atual de repasse continua sendo a padrão do sistema e suas configurações não serão alteradas.